Editora A Recreativa


Primeira revista de palavras cruzadas do Brasil
Gazeta Recreativa, a primeira revista
de palavras cruzadas do Brasil,
lançada em outubro de 1950.

A Recreativa foi fundada em outubro de 1950, na cidade de São Paulo, por iniciativa de três amigos: Owen Ranieri Mussolin, Aloysio Maio e José Cândido Rodrigues Bueno. Eles trabalhavam juntos no BANESPA (Banco do Estado de São Paulo) e perceberam um nicho de mercado no setor de palavras cruzadas, já que Owen apreciava resolver palavras cruzadas em revistas italianas. Nessa época, no Brasil só existiam passatempos em jornais e alguns periódicos. Logo nos primeiros meses, os srs. Aloysio e José Cândido desistiram de continuar na empreitada e o sr. Owen assumiu sozinho a responsabilidade de editar a revista.

Mesmo trabalhando em período integral no banco, ele encontrou tempo de cultivar sua paixão pelas palavras cruzadas. Criava os passatempos e ao mesmo tempo escrevia um dicionário pessoal com termos colhidos por ele entre outros dicionários e enciclopédias, inclusive estrangeiras.

Foto do fundador de A Recreativa
Owen Ranieri Mussolin,
fundador de A Recreativa.

Após aposentar-se, em 1974, ele decidiu mudar-se para a tranquila Poços de Caldas (MG) e dedicar-se integralmente à edição de suas revistas de palavras cruzadas. Seus dois filhos, Luciano e Adriano, juntaram-se a Owen para continuar esse trabalho que tamanha paixão inspira tanto em seus leitores como nas pessoas que se esforçam por fazê-la.

Depois do falecimento de Owen, em 30 de janeiro de 2002, a editora por ele fundada e agora conduzida por seus filhos Adriano e Luciano, com a participação de suas 3 filhas, Sandra, Paula e Flávia, continua a ser referência no mercado de Palavras Cruzadas. Atualmente, são 6 edições mensais: A Recreativa, A Recreativa Relax, A Recreativa QI, A Recreativa Ph.D., Só Palavras Cruzadas e Pense! (saiba mais sobre nossas revistas). A editora ainda oferece a seus parceiros, palavras cruzadas para publicação em jornais. Diariamente são publicadas em diversos jornais do país, entre eles a Folha de São Paulo, um dos periódicos de maior circulação das Américas.

Assim nasceu a "A RECREATIVA", que hoje em dia é a companheira assídua de muitas pessoas que procuram preencher suas horas vagas exercitando o cérebro, esquecendo seus problemas cotidianos e entrando num mundo especial que só as palavras cruzadas podem proporcionar.

Direitos exclusivos de A Recreativa Ltda. - Palavras Cruzadas e Passatempos
Caixa Postal 896 - CEP 37701-970 - Poços de Caldas, MG - Telefone: 0800 035 1422
Desenvolvido por Sandro Pagin Costa